Por Célio Barcellos
Gn 38 #rpsp
Nas esquinas e encruzilhadas da vida o sexo é a atração e arma fatal que conduz muita gente para o breu do sofrimento e para a desgraça. Judá experimentou o horror do sexo casual. Aquela rapidinha alheia para saciar o seu desejo, lhe trouxe muita complicação.
Ainda que Tamar tenha se utilizado do engano para alcançar os seus objetivos com o sogro, Judá deveria ter passado longe daquela mulher, pois o seu vestuário e características mostravam que ela era uma prostituta, ou profissional do sexo como regulamentado na atualidade.
E independente da escolha de vida de alguém, o ser humano deve ser pautado por princípios que o impeçam de pecar contra Deus, contra ele próprio e contra o seu próximo.
O mundo do pecado na contemporaneidade tem procurado normatizar as coisas contrárias à lei de Deus. Tudo aquilo que transita entre a ética e a moral sofre com as posturas relativas de autoridades e da própria sociedade.
A história bíblica de hoje mostra três erros de Judá: (1) Não dominar os seus desejos sexuais e transar com uma mulher que não fosse a sua; (2) deixar algo pessoal como garantia e (3) a decisão ferina de apedrejar a sua nora quando ela apareceu grávida.
Além disso, o grande dilema de Judá foi descobrir que a mulher com quem ele transara alguns meses antes era a sua nora Tamar, a quem ele queria apedrejar.
Sem ter o que fazer, ele reconhece a razão de Tamar (Gênesis 38:26).
Por consequência, os críticos da Bíblia olharão para esta história e encontrarão um monte de justificativas para relativizar o pecado em função do erro de Judá.
Em oposição a isso, o que é preciso compreender é que a graça de Deus acompanhou os envolvidos no pano de fundo da história. Tamar era cananita. E aquilo só estava acontecendo por causa da desobediência de Judá em constituir família fora dos limites da orientação divina (Gênesis 38:1,2).
Isso quer dizer, que, quando o ser humano se afasta das orientações divinas e inclusive parte para a rebelião, é o mesmo que Adão e Eva fizeram ao se afastarem de Deus no Jardim.
Contudo, ainda que o ser humano entorte o caminho, Deus tem a capacidade de endireitar a caminhada humana a partir dos seus erros. Porém, é sempre bom lembrar que o tempo de graça findará um dia e a humanidade é transitória.
É tempo de despertar!
No contextos das genealogias, o nome de Tamar aparece em Mateus 1:3-6. Ou seja: Deus fez questão de inserir o nome de uma mulher que se prostituiu, na genealogia de Jesus Cristo. O que precisa ficar bem definido é que Deus ama o pecador e odeia o pecado.
Em resumo, não se deve justificar a perpetuidade dos erros em detrimento da bondade divina, ou da hipocrisia de pessoas como Judá. Se alguém rouba, mata, se prostitui ou faz qualquer outra prática que não condiz com o Reino, ela precisa reconhecer o Senhorio do Eterno e abandonar os seus pecados.
Seguindo tal lógica, há pessoas que carregam marcas por causa de erros do passado. Porém, no contexto do evangelho e do perdão elas estão em paz, mas precisarão conviver com os resultados dos seus atos.
Assim, a pessoa poderá estar a salva do mundo pecaminoso de outrora, mas terá de conviver com uma doença incurável como o HIV, resultado de uma vida promíscua; ou até mesmo por uma situação passiva, resultada de um estupro em que a pessoa foi vítima de um convarde;
Pode também ser uma esquizofrenia ou outro problema desenvolvido por causo do uso de drogas; Pode ser por causa de um assassinato e a pessoa carrega um fantasma mental permanente; ou talvez por um sexo sem compromisso e da infidelidade conjugal como a de Judá que resultou num filho indesejado.
Em suma, o que essa história mostra é que devemos estar alertas e mantermos vívida na memória a Palavra de Deus que nos orienta para a vida. E, se porventura, a misericórdia do Senhor te livrou de infortúnios que o pecado te causaria e você é uma nova criatura, ande na presença do Senhor e não se desvie do caminho.
Nessa seara do sexo, da atração e do desejo, ninguém está livre de pecar. Tanto o homem quanto a mulher precisam estar em constante vigilância e fugir de qualquer situação que possa gerar uma decisão errada.
Portanto, consagre a sua mente ao Senhor. Procure ler a Bíblia, se alimentar de coisas elevadas e viver em constante oração.
Se nos tempos de Judá, o problema morava na esquina, nos dias da atualidade, o problema está a um clique diante dos nossos olhos.
Que os servos e servas de Deus blindem os seus olhos, se vistam decentemente e se distanciem do pecado.
Qualquer olhar ou intenção impuros sentidos ou percebidos, fuja urgente para os braços do Senhor. A seara sexual é igual droga. Não entre, pois é perigoso.