Por Célio Barcellos
Gn 37 #rpsp
O que a história de José nos ensina é que não devemos compartilhar os nossos planos com qualquer pessoa. Especialmente para os invejosos.
Procure estar próximo de gente que torce por você e que te empurra para frente. Que quer o melhor para você. Que se alegra com o seu sucesso e que te auxilie na luta por suas conquistas.
Ou seja: fique perto de quem tem fé.
Na dinâmica da vida o ser humano é um tanto animalesco. Falta-lhe altruísmo e sobra-lhe sagacidade.
Da próxima vez que você assistir a um documentário acerca do mundo animal, comece a observar que para um bicho chegar à idade adulta é uma verdadeira batalha pela vida. Quem sobrevive à selvageria de uma savana é um vencedor.
No que se refere ao relacionamento humano, a selvageria em questão é mais sutil.
O que o jovem José jamais imaginou é que os seus irmãos seriam capazes de fazer tamanha crueldade com ele. Lança-lo num buraco e vendê-lo. Na verdade, eles queriam eliminá-lo do mapa. (Gênesis 37:19-28)
Não conte os seus sonhos para qualquer pessoa! Os seus segredos…? Nem abra o bico!
Particularmente, lido com pessoas e elas compartilham planos e sonhos comigo. Procuro trabalhar direcionamentos e incentivos.
Muitas delas, compartilham situações complexas para libertação de culpa e por confiarem na minha pessoa. Quero dizer que, jamais expus ou compartilhei os seus segredos.
O que cada ser humano precisa entender é que, mesmo que em algum momento a amizade com a pessoa seja abalada, nunca utilize os segredos confiados a você como vingança. Exceto se envolver risco de morte de alguém.
Neste caso, quando alguém te procurar e compartilhar algo que pode levar à morte de pessoas, deixe bem claro para a pessoa que segurar algo tão grave não combina com a sua natureza e que o melhor é ela tomar a iniciativa de alertar a vítima em questão ou procurar a autoridade competente para lidar com o problema.
Há muita gente que perdeu a oportunidade de ficar bem na vida porque outro roubou a sua ideia. Há muita gente que deixou de ganhar uma promoção por causa de um sabotador. Há pessoas que perderam tudo por causa de um cheque em branco ou de uma assinatura para alguém que traiu a sua confiança.
A Bíblia diz que “há amigos mais chegados que irmãos” (Provérbios 18:24). Porém, certifique-se bem da sua amizade, para que a confiança não seja quebrada.
No momento de disputa entre a pessoa e você, se ela não tiver Cristo no coração e princípios éticos bem definidos, ela não pensará duas vezes em te prejudicar. Mesmo que a vantagem seja algo imaterial.
O grande William Tydale, responsável pela tradução bíblica das línguas originais para o inglês, por confiar demais em alguém, acabou sendo traído e levado para a fogueira da Inquisição.
Da mesma forma, Silvério dos Reis delatou Tiradentes e o plano dos Inconfidentes foi desfeito.
Não quero com isso dizer que não devemos confiar em ninguém. Até porque, tudo na vida exige confiança.
Por exemplo: Se você for ao médico, é preciso confiar que o diagnóstico está correto.
Ao você ir na farmácia comprar o remédio, precisa confiar que o atendente decifrou os garranchos na receita.
Quando você segue no trânsito em sinal verde, é preciso confiar que o outro obedecerá o sinal vermelho para que você siga o seu percurso.
Contudo, procure viver com prudência, seja leal aos princípios e valores do Reino e procure ficar do lado certo da história.
Em suma, tenha cuidado com quem você conversa. A depender dos irmãos que você tenha, eles mesmos podem ser os seus inimigos à semelhança dos irmãos de José. Se preciso for, eles te jogam num poço e ainda fazem coisa pior.
Por ocasião dos últimos momentos da história do pecado, os próprios familiares e irmãos da igreja em busca de se livrarem da perseguição, serão os primeiros a trair a confiança e denunciar os seus.
Portanto, siga o seu caminho na certeza da presença de Deus contigo. A despeito das pessoas que não gostam de você, que te odeiam e torcem pelo seu fracasso, ore por elas, mas seja prudente.
Procure não guardar rancor e nem nutra nenhum mal por elas. Pelo contrário, o que elas te desejarem de mal, peça a Deus que as retribuam com o bem e que as transformem pelo Seu poder.
Não deixe de testemunhar à semelhança de José. Deus endireita o caminho e conserta as veredas.